Padrão da Organização

SAIBA MAIS

No coração do Sistema de Gerenciamento Hubbard, fica a Diretoria de Organização de Sete Divisões, ou “Diretoria Org”, como é mais conhecida. Desenvolvida por L. Ron Hubbard em 1965, é um padrão de organização tetradimensional, definindo tarefas, cargos e funções inerentes em todas as atividades bem-sucedidas – em grupo ou individuais.

De fato, a Diretoria Org na verdade descreve o padrão organizacional para qualquer atividade.

Não sendo uma “planilha de estrutura organizacional”, a Diretoria Org reflete a lei natural fundamental. Em uma descoberta importante, o Sr. Hubbard descobriu que todas as atividades seguem uma sequência conhecida como o Ciclo de Produção.

Novamente, essa sequência não é arbitrária. O Sr. Hubbard descobriu que, independentemente do tipo, indústria ou modelo organizacional, é uma lei natural observável que há sete funções essenciais e exatas para um esforço coordenado – para conseguir qualquer coisa.

Elas são representadas na Diretoria Org como Divisões 1 a 7 e delineiam cada função, mostrando quem desempenha cada papel, os títulos de trabalho e deveres de cada membro do grupo e o Produto Final Valioso específico de cada divisão.

Exclusivo dessa Diretoria Organizacional é que ela é ingressada da esquerda e segue para a direita, começando com a Divisão 1 e passando pelas divisões até a Divisão 6 e então para fora. (Um indivíduo ou partícula não passa pela Divisão 7; essa divisão coordena as atividades do resto da organização e garante que ela funcione adequadamente para atingir seus objetivos.

A Diretoria Org pode ser adaptada para todas as indústrias e qualquer atividade em grupo – de clubes sociais a equipes esportivas, de pequenos negócios a conglomerados corporativos ou mesmo de famílias a agências de governo – para aumentar muito a efetividade, produção e expansão.

Em uma medida de sua aplicação prática, organizações podem até analisar suas atividades atuais em comparação a ela para descobrir quais funções organizacionais faltam.

Por exemplo, é claro que você precisaria estar em Comunicação com as pessoas sobre o que está fazendo e ter suas linhas de comunicação bem estabelecidas dentro e fora de um grupo para ser bem-sucedido na vida.

Da mesma forma, a Disseminação é necessária para dizer às pessoas o que está produzindo e promover isso.

Além disso, você precisa dos materiais físicos para produzir seu produto, que é seu Tesouro. Isso inclui os fundos para comprar os materiais necessários e um meio de comprá-los, assim como cuidar de seus ativos.

Então há a Produção de seu produto – o serviço fornecido ou item produzido e trocado no trabalho e na vida.

E quando o produto estiver completo, as Qualificações o examinam para garantir que ele atinja os requisitos de um produto e, se não atingir, resolvem esses fatores envolvidos para que o produto se torne valioso e comercializável. As Qualificações também incluem o avanço de sua própria educação e treinamento (e o do pessoal da organização) para continuamente melhorara produção.

Quando o produto estiver verificado como qualificado, a Divisão de Distribuição o distribui e, pelas relações públicas adequadas, cria o novo “público” que pode obtê-lo e torna você e seus produtos conhecidos e desejados por esse público – e assim o ciclo se repete e a expansão ocorre.

Estabelecer objetivos, avançando os planos e concebendo e executando o plano para o futuro é competência da Divisão Executiva, que também mantém as coisas operando e resolve os problemas que surgirem.

As funções realizadas por cada divisão são divididas em departamentos, normalmente três, totalizando vinte e um. Cada departamento tem uma função e um produto exclusivos e esses, juntos, realizam o produto geral da divisão.

Para sublinhar mais a praticalidade universal dessa grande descoberta (chamada de máquina filosófica), pode-se até olhar a própria vida e descobrir se essas vinte e uma funções são expressadas e realizadas – e qualquer omissão, encontrada, exporá a causa de problemas até então “inexplicáveis”. Melhor, com esse conhecimento, pode-se tomar medidas para remediar essas deficiências e melhorar a vida.

Essa Diretoria Organizacional não é uma planilha de parede ou plano bidimensional e estático. Ela existe em três dimensões – e continua pelo tempo. Idealmente, seria montada em um enorme cilindro para mostrar que corre em um círculo, com a Divisão 7 encontrando a Divisão 1. Na verdade é uma espiral, com a Divisão 7 mais alta que e adjacente à Divisão 1. Então, para enfatizar esse fato sobre o plano bidimensional, a Divisão 7 é posta acima do resto das divisões.

E como ênfase em seu nome como Diretoria Organizacional, ela é configurada para uma ação contínua.

— Os Editores